Resenha Cr Tica
O movimento artístico do Românico centrou-se no desenvolvimento de uma arte, principalmente arquitetônica, focada em construções militares e religiosas. Em virtude das invasões mulçumanas, deu-se a necessidade de criar fortificações que pudessem apoiar a Reconquista dos reinos cristãos até ao sul da Península Ibérica na tentativa de reconverter as populações então convertidas ao Islã. No campo da arte, o seu desenvolvimento teve uma clara influência por parte dos restantes países europeus. A arte românica, desenvolveu-se desde o século XI até o início do século XIII, período caracterizado pela crise do sistema feudal. No entanto, a Igreja ainda conservava grande poder e influência, determinando a produção cultural e artística desse período cujas representações típicas são as basílicas.
O termo ‘’Românico’’ é uma referência às influências da cultura do Império Romano que havia dominado durante séculos quase toda a Europa Ocidental, porém, essa unidade já há muito havia sido rompida, desde a invasão dos povos bárbaros. Apesar de línguas e tradições diferenciadas nas várias regiões europeias e da fragmentação do poder entre os senhores feudais, o elemento religioso manteve a ideia de unidade na Europa e a arte Românica reforça essa unidade. Há que se considerar que neste período havia uma forte ingerência do poder político sobre a estrutura religiosa determinada a partir do Sacro Império Romano Germânico sendo que ao mesmo tempo iniciou-se um movimento de reação à investidura leiga, partindo principalmente dos mosteiros, que tenderam a se fortalecer. Esse foi ainda um período de início do desenvolvimento comercial e de peregrinações, favorecendo a difusão dos novos modelos.
ARQUITETURA
Durante a Idade Média os mosteiros tornaram-se os centros culturais da Europa, onde a ciência, a arte e a literatura estavam centralizados. Os monges beneditinos foram os