Apresenta O GRANDE HOTEL
Minas Gerais,
Ouro Preto1938
Brasil
A construção de um hotel de turismo em
Ouro Preto é iniciativa do prefeito Washington
Dias em 1938, com o apoio de Rodrigo Mello
Franco, diretor do SPHAN (Serviço do
Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) recém criado. Rodrigo confia o projeto a Carlos Leão, assessor técnico do órgão e membro da equipe de arquitetos do Ministério da Educação porém sua proposta era de forte apelo tradicional e foi visto como um “exagero passadista”.
A entrada de Oscar Niemeyer no projeto ocorre em função de uma visita que o jovem
ENTORNO
Ouro Preto, cidade monumento por determinação do Governo Federal, conserva além de inúmeras construções do período colonial, um conjunto de excepcional unidade com suas ruas de casa agregadas e seus telhados característicos. Uma construção nova em Ouro Preto para hotel apresentava, por tratar-se de obra de dimensões bastante consideráveis, a grande dificuldade de harmonização de aspecto com o local.
TERRENO E IMPLANTAÇÃO
do a en
S
a
Ru oa g La
ha c o rR O terreno se trata de uma encosta de morro, apresentando um grande declive. A solução utilizada adapta-se logicamente aos declives naturais do terreno, evitando movimentos de terra desnecessários e aproveitando ainda sua maior dimensão, estendida que está na linha
SETORIZAÇÃO
LEGENDA SETORES
SERVIÇOS
SOCIAL/PÚBLICO
PRIVADO
LEGENDA SETORE
O andar imediato será destinado aos
SERVIÇOS
quartos e apartamentos. A solução
SOCIAL/PÚBLICO
adotada permitirá que todas as entradas
PRIVADO
fiquem no mesmo piso, o que além de
SUÍTE 03
SUÍTE 01
SUÍTE 02
LEGENDA SETORES
SERVIÇOS
SOCIAL/PÚBLICO
PRIVADO
FLUXOGRAMA
Acesso
(veículos)
A parte destinada ao serviço, que constará de cozinha, lavanderia, alojamento de pessoal, garage, etc., terá comunicação direta com os andares de salas e quartos, onde haverá uma pequena copa de distribuição, assim como rouparia com descida e subida para roupa suja e limpa.
‘
Acesso
(pedestres
)
‘
‘
Acesso