RESENHA CR TICA gerenciamento de crise
ADMINISTRAÇÃO DE CRISES: A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO
CAROLINA RODRIGUEZ
“A crise é a ruptura da normalidade, algo que não estava previsto e que pode ameaçar a imagem da empresa por alguma situação negativa.” E muitas empresas não estão preparadas para essa crise, ficam desorientadas e acabam sem conseguir reverter o problema, por isso é muito importante que elas estejam preparadas para um possível problema, e se não estiverem preparadas, criar um bom gerenciamento de crise.
A Comunicação é essencial para esse gerenciamento. O principal erro cometido é a lentidão. A demora na resposta faz com que a mídia chegue mais rápido, e a imagem que fica é a negativa. Por isso, como a autora RODRIGUEZ, Carolina cita, é necessário que “durante uma crise, a empresa deve manter os colaboradores, clientes, acionistas, fornecedores, imprensa, grupos de pressão, sociedade e governo informados sobre o problema ocorrido e as ações que estão sendo tomadas para solucioná-lo. Qualquer falha nessa comunicação pode gerar novas crises ou destruir a imagem da corporação”.
De acordo com Lopes (apud FORNI, 2002, p.363), "qualquer coisa negativa que escape ao controle da empresa e ganhe visibilidade" pode se tornar uma crise. Um exemplo é da Batata Ruffles. Todos usamos as redes sociais para reclamar de alguma coisa, por isso é muito comum ver reclamações de consumidores na rede e muitas empresas utilizam disso para dar respostas sobre os questionamentos e solucionar o problema, como a Ruffles fez, apareceram muitas reclamações nas mídias sociais falando que na embalagem de Ruffles só vinha ar e bem pouca batata. Ao perceber que o comentário estava aumentando, a empresa, junto com a agência que trabalhava com o marketing digital, eles elaboraram resposta inteligente e descontraída, explicando que o ar era necessário para a proteção das batatas. Em um mês, a postagem foi vista por mais de 21 mil pessoas, além do aumento de mais de 980 seguidores no Twitter oficial da marca e