Resenha Cont gio
ETEC DE CUBATÃO
DANIEL UILIAM ROSA RODRIGUES DA SILVA – 2M1-A
RESENHA DO FILME
“CONTÁGIO” (Steven Soderbergh, 2011)
Cubatão
2015
FICHA TÉCNICA
Direção: Steven Soderbergh
Ano: 2011
País e Idioma: Estados Unidos, Inglês
Duração: 106 minutos
Gênero: Terror médico, ficção científica
Elenco Principal:
Marion Cotillard
Matt Damon
Laurence Fishburne
Jude Law
Gwyneth Paltrow
Kate Winslet
RESENHA
O filme mostra a trajetória de um vírus desconhecido (MEV-1) que se alastra por todo o mundo, desde a primeira pessoa infectada (a americana Beth Enhoff, interpretada por Gwyneth Paltow) até os milhões de mortos mundialmente. Mostra também como o caos tomou conta do planeta, onde cada um se comporta de maneira extrema para garantir sua própria sobrevivência, através de saqueamentos, sequestros e violência.
Logo nos primeiros minutos já vemos a personagem de Beth morrendo, e logo em seguida o seu filho. Seu marido, Mitch Emhoff (Matt Damon), não se demostra muito abalado com as mortes, o que pra mim foi uma grande decepção. Perderam a chance de fazer uma grande cena dramática de partir corações. Porém, esse não é foco de resenha.
O foco é a clara crítica à indústria farmacêutica, onde em meio ao caos mundial, os mais poderosos “vão pro início da fila”. Tanto que uma das pesquisadoras envolvida na busca pela cura é sequestrada para que se consiga a vacina com antecedência para uma pequena aldeia chinesa onde tantas pessoas morreram, que a aldeia inteira conseguiu se espremer em uma única casa.
Não sei dizer se o filme mostra de forma realista como a população agiria diante de uma grande epidemia, só consigo afirmar que é uma reação bem extrema. Retrata o medo e a obsessão que pode despertar nas pessoas diante de uma situação onde não se vê uma luz no fim do túnel.
Na cena final, nos é mostrado como Beth contraiu o vírus. Um morcego doente mordeu um pedaço de uma banana, que acabou caindo da sua boca e sendo