Resenha Construindo Uma Relação De Ajuda
O ambiente físico onde ocorrerá a conversa de ajuda é de extrema importância para que o ajudado se sinta bem à vontade para se abrir. Quando o diálogo acontece em um lugar adequado há um sentimento de valorização, privacidade, conforto e segurança que fazem com que tanto ajudado como ajudador rompam todas as barreiras para uma ajuda mútua.
Ao se encontrar com alguém que precisa desabafar, o confidente deve receber a pessoa calorosamente, demonstrando interesse pela pessoa e a situação em que vive. Alguns gestos são significativos, como saber o nome da pessoa e procurar não esquecê-lo, cumprimentar de forma carinhosa sempre, mostrar que não se esquece da pessoa, ou até mesmo atender alguma necessidade física imediata.
Durante uma conversa a expressão corporal transmite muitas mensagens que não são ditas por palavras, assim, o que está ouvindo pode dizer muita coisa através do seu corpo (que não mente), transmitindo disponibilidade e interesse por quem fala. Algumas posições como se aproximar, ficar frente a frente, olhar nos olhos da pessoa, ter a fisionomia receptiva demonstrando concentração, fazer um aceno com a cabeça e um toque com as mãos, podem ter um grande significado, não em palavras, mas em