resenha confian a e medo na cidade
BAUMAN, Zygmunt. Confiança e Medo na Cidade. Rio de Janeiro: Zaghar, 2009.
Ana Cláudia de Araújo Silva
Zygmunt Bauman é um grande sociólogo polonês que atualmente vive na Inglaterra onde é professor emérito da universidade de Leeds e trabalha na sua área, sociologia. Suas obras retratam bem os tempos contemporâneos em um leque de diversos temas diferentes.
Nascido em 1925 na Polônia, hoje ele tem 88 anos e um histórico de vida repleto de acontecimentos históricos, como a segunda guerra mundial que ele acompanhou de perto a ocupação nazista em seu país natal. Apesar de ter nascido na Polônia, Bauman só ficou em seu país até 1968, pois durante o seu trabalho na universidade de Varsóvia, teve diversos livros censurados e chegou até a ser afastado de suas atividades acadêmicas. Desse modo, logo em seguida ele emigrou para o Canadá, Estados Unidos e Austrália até chegar na Inglaterra onde vive até hoje.
Recebeu os prêmios Amalfi, prêmio europeu de sociologia e de ciências sociais, por sua obra “Modernidade e Holocausto” escrita no ano de 1989, e Adorno, prêmio alemão da cidade de Frankfurt, pelo conjunto de suas obras em 1998.
Dentre suas enumera obras está o livro “Confiança e medo na cidade”, traduzido por Eliana Aguiar, o livro foi publicado no Brasil em 2009 pela editora Zahar. Ele faz uma análise da configuração das cidades hoje, a forma com que a arquitetura veio se transformando em função de uma mudança na metrópole e no planejamento urbano. O objetivo do autor é fazer uma análise da arquitetura nas grandes cidades mundiais e recuperar a dimensão comunitária dos espaços projetados anteriormente. Isso deriva de uma desconfiguração urbana que vem ocorrendo ao longo dos anos onde em vez dos espaços comunitários crescerem junto com as cidades, eles vem diminuindo e onde era pra ser um espaço público para livre convivência das diferenças, se tornou um lugar de constante medo e desconfiança.
O livro se divide em três capítulos, sendo o