Resenha como utilizar uma crase
O presidente cancelou a viagem à Bahia.
Decidi fazer o trajeto à pé.
Enviaremos flores às garotas.
Acordei às sete horas da manhã.
Em que caso o acento indicador de crase está incorretamente empregado?
1 de 13
Decidi fazer o trajeto à pé.
Para entender:
A crase não ocorre antes de substantivos masculinos (neste caso, "pé"). A única exceção aparece quando a locução "à moda de" está subentendida. Por exemplo: "Calçou sapatos à Luís XV e saiu". Nesse caso, mesmo "Luís" sendo um nome masculino, ocorre crase porque os termos "moda de" foram suprimidos.
Em qual frase o acento indicador de crase pode ser dispensado?
2 de 13
O garoto foi à festa da amiga vestido à Elvis Presley.
Falei à sua classe.
O policial estava à paisana.
O jornalista foi condenado à morte por terroristas.
Em qual frase o acento indicador de crase pode ser dispensado?
2 de 13
Falei à sua classe.
Para entender:
O acento indicador de crase é facultativo antes de nomes próprios e pronomes possessivos femininos (minha, sua, tua), ou seja, o acento tanto pode ser colocado quanto pode ser dispensado.
É comum as pessoas errarem esta questão, escolhendo a primeira alternativa, porém ela está correta. Ocorre crase em "vestido à Elvis Presley" porque a palavra "moda" está implícita no termo. É como se disséssemos: "à moda de Elvis Presley".
Complete a frase: O atleta não compareceu ____ treinos da equipe de futebol, mas foi ____ festas com amigos. aos / a
Para entender:
O verbo "comparecer" exige a preposição "a" (quem comparece comparece a algum lugar). Como o primeiro complemento é uma palavra masculina (treinos), há o artigo masculino "o", o que impede a fusão da preposição com o artigo, ficando "aos". No segundo trecho, o verbo "ir" também exige a preposição "a" (a pessoa foi a algum lugar). Como a palavra "festas" tem sentido genérico na frase, não se usa o artigo "as". Dessa forma, resta apenas a preposição "a", ficando "foi a