AVALIA O DO TRABALHO REALIZADO
O início do ano letivo é repleto de expectativas e ansiedade, tanto para a professora quanto para os alunos. Sendo assim, foram realizadas dinâmicas e atividades lúdicas para a interação do grupo, que, em sua maioria gosta de trocar experiências, de brincar com os colegas e têm bom relacionamento com a professora colegas e demais funcionários da escola.
A turma do 2º Ano inicial “B” é formada por 09 meninas e 12 meninos, em sua maioria com 07 anos de idade. Desses, pude verificar por meio de observações e sondagem inicial que 04 alunos encontram-se na hipótese de escrita silábica com valor sonoro, e 17 desses alunos estão alfabéticos com características de uma alfabetização recente, com problemas de decodificação, segmentação e dificuldades na escrita. Também fazem troca de algumas letras e/ou não reconhecem algumas sílabas complexas, enquanto, a minoria está iniciando a produção de textos de autoria própria.
A participação nas aulas não acontece na maioria das vezes de maneira espontânea, havendo necessidade de intervenções pontuais constantemente. Os alunos são agitados e falantes e faz-se necessário explicar procedimentos de rotina e relembrar combinados, e por diversas vezes, tenho que conversar e chamar a atenção de alguns deles por indisciplina.
Por ser um grupo com níveis de saberes diferenciados, possibilita assim, a formação de duplas por aproximação de saberes e aprendizagens e atividades diferenciadas com desafios para todos.
Desde então trabalhamos com leitura diária e interpretação de diferentes gêneros textuais, com atividades sequenciadas de textos lidos, reescrita de parlendas e músicas, sempre explorando o repertório já conhecido pela maioria das crianças, com o propósito de desenvolver as habilidades de leitura e escrita, simultaneamente com a retomada do alfabeto, listas e segmentações de palavras, letras móveis, atividades diversificadas e lúdicas como: Campeonato de Adivinhas que despertou o interesse de todos