Citação (superdicas para escrever bem)
“[...] o trabalho tem de sair de qualquer jeito, mas cada vez que você senta para escrever, as ideias não vêm e, quando vêm, escrever as primeiras frases vira um tormento.” (p. 09).
“Será que você não deixa para escrever depois porque acredita que deve transmitir suas ideias de forma diferente daquela que utiliza nas conversas diárias?” (p. 09).
“Lembre que a melhor maneira de se livrar das amarras que impedem você de escrever é... escrevendo.” (p. 10).
Capítulo 2: Tenha jogo de cintura
“[...] à medida que frequentamos vários ambientes, mais nos convencemos de que o nosso sucesso tem muito a ver com nossa linguagem.” (p. 11).
“Se você não domina algumas regras gramaticais, não deixe de produzir seu texto por causa disso. É só ter jogo de cintura e procurar formas alternativas.” (p. 12).
Capítulo 3: Observe como os outros escrevem
“Se você pensa que escrever é bicho de sete cabeças, não se preocupe. Você não está sozinho.” (p. 13).
“Quem é que gosta de ser criticado toda vez que faz um trabalho, especialmente quando procura fazer o melhor?” (p. 14).
“Estão aí os escritores, os publicitários, os jornalistas... dando seu testemunho.” (p. 14).
“[...] observe como estes profissionais escrevem, como desenvolvem as ideias, como constroem as frases, como vão colocando no papel sua mensagem.” (p. 14).
Capítulo 4: Expresse o que você pensa
“Esqueça por algum tempo o texto pronto, se vai agradar ou não ao leitor. Reflita sobre o processo de escrever.” (p. 15).
“Escrever não pode ser, para ninguém, algo que se desenvolve com angústia, sofrimento, para atender a uma mera obrigação.” (p. 16).
Capítulo 5: Cultive o hábito da leitura
“Leitura e escrita são processos relacionados.” (p. 17).
“Ninguém escreve sobre o que não conhece, ainda que domine as técnicas de escrever bem. O inverso também é verdadeiro: por mais que alguém conheça um determinado assunto, terá dificuldade em se expressar se