Resenha case marcopolo
A Trajetória Internacional da Marcopolo (Central de Cases – ESPM, 2007, 16 páginas), preparado pela Profa. Dra. Eva stal, da ESPM – SP, aborda o processo de internacionalização da Empresa Marcopolo e seu pioneirismo em processos e inovações em produtos que a fizeram a terceira maior fabricante mundial de ônibus e a primeira do Brasil.
O estudo de caso está dividido em tópicos que demonstram o cenário e a partir de uma demonstração histórica da expansão da empresa apresenta também quais os fatores que foram responsáveis pelo sucesso que a mesma vem conquistando neste país e no mundo.
O relato mostra de que forma uma empresa que iniciou suas atividades de forma manufaturada, mesmo enfrentando cenários econômicos adversos e mudanças nos comportamentos dos clientes locais, a Marcopolo conseguiu em um setor tido como tradicional inovar em produtos e processos, investindo em tecnologia e aprimoramento da qualidade dos seus produtos, e conquistando novos mercados com a estratégia de diferenciação. A empresa busca sempre lançar novos produtos, adequando-se às necessidades dos locais onde houve a expansão, e adotando a fabricação por encomenda. Para isso, ela adequou seus processos, flexibilizando a linha de produção e verticalizando a mesma. As inovações de processos também foram essenciais para a maturação da empresa. A escolha da forma como se dará a exportação de acordo com cada mercado, opta desde a exportação direta, até a construção de fábricas em outros países e por vezes optando em criar parcerias onde sua marca e tecnologia industrial são agregadas a novas empresas criadas pela união com empresas dos mercados almejados ou até mesmo a compra destas.
O grande segredo da Marcopolo percebe-se, está na busca constante pela diferenciação e seu compromisso com a qualidade. Ela procura atender seus clientes apresentando algo que as outras empresas não podem e busca sempre informar-se pelo contato com