Resenha capítulo 11 Slack
Resenha Capítulo 11
O capítulo inicia com o autor colocando que prover a capacidade produtiva da demanda atual e futura é uma tarefa da administração da produção. O equilíbrio entre capacidade e demanda pode ocasionar em altos lucros, porém se tal equilíbrio for colocado de forma incorreta, pode acabar tornando-se um desastre para a empresa. Mesmo sendo colocado que prover a capacidade produtiva das demandas seja uma tarefa da administração da produção, essa não deveria ser apenas uma tarefa dos gerentes da área produtiva, mas deveria englobar também gerentes de outras áreas, visto que tais decisões tem impacto em toda a empresa.
A capacidade de uma operação significa o máximo nível de valor adicionado em determinado período de tempo que os processos podem realizar sob condições normais de operação, sendo medida baseada nas variáveis de tempo e escala. O planejamento e controle de capacidade possuem a função de definir a capacidade da empresa de forma que a operação possa reagir de acordo com as flutuações da demanda. Para isso, o autor definiu em três etapas a sequencia das decisões de planejamento e controle das operações que devem ser tomadas pelos gerentes.
Em relação à primeira etapa, de Medir os níveis agregados de demanda e capacidade para o período de planejamento, deve ser levada em conta flutuação da demanda, sendo relevante prever a demanda, mas também identificar sua incerteza, pois permite que a operação julgue os riscos para determinado nível de serviço. A sazonalidade também é uma questão muito importante para diversas organizações, entre elas empresas de bebidas, alimentos, vestuário e outras devem agir de maneira diferente em relação às suas operações e questões climáticas, por exemplo. Outra dificuldade nesta etapa está em medir a capacidade, que depende do mix de produtos para ser definida, quanto menor for o mix, mais fácil a capacidade é de ser medida e quanto maior for o mix mais difícil, sendo o uso da