Resenha capitalismo para iniciantes
O livro mostra os primeiros agrupamentos humanos que lutavam por alimento, o que era demasiado difícil uma vez que eles não possuíam o equipamento próprio para isso. A partir daí, essa necessidade de facilidade na obtenção de alimentos em pouco tempo leva o homem a descobrir que poderia produzir instrumentos que o ajudariam a alcançar essa meta.
Com o surgimento desses equipamentos o homem começa a colher mais do que consome, criando então a primeira característica do capitalismo que é a troca de excedentes. A partir daí o homem percebe que poderia usufruir do trabalho alheio. E então surge a pior característica do capitalismo que é a propriedade privada.
A partir dessas características o capitalismo começa a surgir, de forma ainda mansa. Com o passar dos séculos o homem começa a considerar que quem possuir mais bens materiais é mais importante e que esses mesmos homens poderiam desfrutar do trabalho de outros homens com menos bens, dando origem à escravidão que foi a base da economia do feudalismo até depois das explorações na Índia e descobrimento das Américas.
Novaes sempre busca demonstrar que possui um pensamento completamente anticapitalista, uma vez que critica o capitalismo apontando suas falhas que levaram a diversas crises, além da insatisfação da classe operária que sempre sofria com o capitalismo, mesmo após o término da escravidão.
Podemos perceber também o contraste das classes nas ilustrações, pois a classe dominante é, na maioria das vezes, representada por indivíduos fartos e bem vestidos, enquanto a classe operária é representada por indivíduos magros, mal vestidos e com aparência exausta, além de outras “personagens” como imperialismo e multinacionais que são representados por criaturas que lembram monstros.