Resenha Básica - Cartas a um Jovem Investidor
Enriquecer é uma questão de escolha
Cerbasi é um escritor, professor, administrador, consultor financeiro e palestrante brasileiro, nascido em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Mestre em Administração/Finanças pela FEA/USP. Formou-se em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Cartas a um jovem investidor (Editora CAMPUS; 208 páginas), é um livro onde o autor relata através de cartas sua história e suas escolhas e orienta jovens investidores com todo seu conhecimento adquirido ao longo dos anos.
Gustavo incentiva a investir o quanto antes, pois “quanto antes, melhor, não importa a idade”. Investir leva tempo, dedicação, paciência e muito trabalho. Todas as pessoas podem investir, e não precisa abandonar sua profissão atual para ser um investidor, basta ter controle sobre seus investimentos e sua profissão, e buscar sempre investir em algo que goste, pois cada pessoa tem uma forma apropriada e que da certo. E com o passar do tempo, e com experiência adquirida, começar a investir em mais de uma alternativa, e ter sempre um plano B, para que se um de seus planos não der certo, você tenha uma saída para a situação sem entrar em desespero. O primeiro passo é a motivação, e o mais importante também. E se o objetivo de investir é apenas aumentar os números na conta bancária é um erro que se comete, deve-se fazer planos para esse dinheiro, comprar uma casa, trocar de carro, fazer uma viajem para o exterior, ou ainda ter uma condição de vida estável no futuro, por isso o autor repete várias vezes que começar agora, é o melhor.
Não enganar-se com o “dinheiro fácil e rápido”, todo investimento começa devagar, tem que ir com calma para não ser enganado, existe armadilhas que podem levar a perder dinheiro, não se deve tomar decisões por impulso.
Planejar metas, é o melhor a se fazer, a curto e longo prazo, desde o que fazer com seu dinheiro a coisas de rotinas, como “ler tantos livros em certo período de tempo, ou