Resenha brasil
Mundo do Trabalho e OLT
São Paulo,ed.Anita Garibaldi,2009
Este texto é dividido em oito unidades: primeiro, o que é trabalho; segundo, a primeira revolução industrial;terceiro o mundo do trabalho; quarto,o Desenvolvimento da Primeira revolução Industrial; quinto,A Segunda revolução Industrial; sexto, A Terceira Revolução Industrial;sétimo ,O Toyotismo; oitavo ,A crise conceitual do emprego.
O objetivo deste texto é retomar o importante debate sobre a organização dos trabalhadores e fortalecimento dos sindicatos e definir as características básicas da OLT que queremos construir, é importante salientar que não existe receita pronta e acabada de como construir as OLT, assim temos muito a aprender e para isto é necessário socializar as experiências existentes e ter uma orientação precisa para que se aproveitem os espaços nas empresas.
É preciso compreender que o local de trabalho sempre foi e continua sendo o espaço sagrado do capital, não há democracia. Por mais que a sociedade tenha avanços democráticos esses não passam do portão das empresas, porque lá quem manda é o capital, onde se perpetua a exploração de uma classe sobre a outra e onde os trabalhadores não têm direito de pensar, só o de produzir.
No primeiro tópico o autor discute sobre o que é o trabalho? E relata que na verdade o trabalho é um companheiro inseparável do homem. A vida não seria possível sem que as necessidades pessoais sejam atendidas. “E para satisfazer as necessidades vitais, o homem foi obrigado a aperfeiçoar constantemente os instrumentos e os hábitos de trabalho.” O próprio trabalho foi se se diversificando a cada geração e estendendo-se a novas atividades”.E com o desenvolvimento do trabalho,apareceram novas relações sociais,as profissões,as artes e as ciências.
E faz uma comparação que se fazia entre brasileiros e japoneses, partindo de uma explicação segundo a qual o problema cultural é a causa da nossa suposta inferioridade no que se refere à qualidade e