Resenha biblioteconomia
Divina Aparecida da Silva, bibliotecária, especialista em arquivo, consultora em biblioteconomia, fundadora do curso auxiliar de biblioteca da S. B.
Iza Antunes Araújo, bibliotecária e consultora autônoma nas áreas de biblioteconomia e instrutora ABDF.
No primeiro capítulo trata-se do histórico da evolução do livro e da biblioteca comunicação, escrita, alfabeto; abordando os suportes da escrita como papiro, pergaminho, o papel, a imprensa e o livro.
O segundo capítulo disserta acerca dos conceitos de biblioteca, biblioteconomia, centro de documentação e informação, documentação, documento, informação, arquivo, arquivologia, museu e museologia.
O terceiro capítulo aborda sobre a classificação das bibliotecas em nacional, pública, universitária, especializada, escolar, infantil e especial.
Já o quarto capítulo está centrado nos seguintes aspectos da biblioteca: objetivos gerais, funções, estrutura administrativa, instalação da biblioteca, acervo, serviços básicos aos usuários e seções no âmbito da biblioteca.
O quinto capítulo relata a respeito do conceito de documento, tipos de documentos, tais como: impressos, livros, folhetos e periódicos.
O sexto capítulo engloba os processos técnicos como noções de catalogação, noções de Classificação Decimal Universal (CDU) e Classificação Decimal de Dewey (CDDD).
O sétimo capítulo refere-se aos principais e prioritários serviços de referência, principais obras do acervo de referência, como orientar a leitura e a busca por informações e o profissional de referência.
A partir do oitavo capítulo ao décimo terceiro capítulo abordam a referência bibliográfica como conjunto padronizado de elementos descritivos normalizados pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas); a alfabetação no arquivamento das fichas bibliográficas,