RESENHA Bia
Aluna: Jocimara Bento RGA:
Disciplina: Tutor:
DIÁLOGO EM SALA DE AULA NA MATEMÁTICA
A matemática presente nas salas de aula em sua grande maioria está presa às praticas cristalizadas pelo tempo, tais como: conceitos prontos, definições pré-concebidas, uso de meios automáticos na matemática, resoluções de listas de exercícios e problemas contextualizados, por vezes de forma duvidosa.
Tais ideias apontadas no texto: seria a de pensar que professor deve apresentar os significados corretos das ideias de matemática e corrigir os significados errados que os alunos produzem; buscar algumas ideias para ler a atividade dos alunos no intuito de interagir e intervir em seus modos de produção de significados produzindo novas compreensões para o papel de linguagem em sala de aula; construir argumentos para sustentar posições, jogos de linguagem de Wittgenstein. Um professor de matemática deve ser criativo em suas aulas, pois muitas crianças apresentam dificuldades de aprender assim se insatisfazendo com a matéria; como muitos alunos que acham que matemática é a disciplina do terror. Em meia evidencia o educador em questão deve se preocupar com seus alunos quando não está indo bem na disciplina, procurar usar a ludicidade para evitar os problemas, utilizando métodos de ensino de matemática desde a Educação Infantil, evitando confrontos com a matéria mais a frente, quando estiver nas séries mais avançadas. Professores das séries iniciais tem o dever de perceber logo no começo a dificuldade do aluno, assim promovendo atividades lúdicas, atividades em sala de aula utilizando recursos pedagógicos do ensino em questão.
Procurando sempre dialogar com seus alunos de forma e linguagem com que todos entendam, tendo ideias; como: usando fantoches, historias infantis, danças, musicas brincadeiras entre outras, não se esquecendo de sempre planejar para que o