Resenha - Bee Movie
Disciplina: Comportamento Humano nas Organizações
O filme Bee Movie mostra a história de Barry, uma abelha que, recém-formada na faculdade, tem a difícil tarefa de escolher entre um dos trabalhos operacionais destinados às abelhas de sua colmeia. Todos os seus pares de formatura se mostram empolgados com a ideia de pertencer a um grupo que se solidificou durante anos na colmeia: o grupo dos produtores de mel. Tendo um trabalho muito bem dividido na linha de produção, todas as abelhas designadas a cada função, a cumprem até o fim da vida, não havendo possibilidade de mudança e/ou progressão.
Neste primeiro momento, apesar de Barry apontar uma visão um pouco negativa do que seria seu papel dentro da operação da colmeia, não podemos deixar de considerar que o comprometimento de cada abelha com o cumprimento das tarefas a elas direcionadas é essencial para que o todo funcione. É com esta sistemática organização do trabalho e o espírito de equipe incutido desde sempre nas abelhas que a Honex é uma organização onde tudo funciona milimetricamente bem. Sabemos que nas organizações reais esta perfeição não há, mas também é sabido que a boa realização das atividades e o incentivo ao trabalho em equipe bem executado que faz a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma organização.
Diante deste quadro, Barry se sente inconformado por, primeiramente, ter que seguir obrigatoriamente os mesmos passos de todos os seus antepassados e por ter a limitação de não poder sair do local onde viveu toda sua vida. Com base nisso, seu maior desejo passa a ser se tornar uma das abelhas do “Ases do Pólen”, grupo responsável por disseminar o pólen em todas as plantas da cidade e que, com isso, acaba por ter o privilégio de poder sair da colmeia e voar sobre o mundo. O problema é que os integrantes dos Ases se destacam por seu aspecto físico bem desenvolvido, muito diferente do de Barry, uma abelha pequena e franzina.
Vemos em Barry um