Viroses
Toda doença provocada por um vírus pode ser chamada de virose. Ao se descobrir o vírus, aí, sim, o problema é chamado pela denominação específica: gripe, rubéola, hepatite, dengue. No seguinte trabalho apresentaremos detalhes sobre o assunto.
Gripe Comum
Também conhecida como influenza, a gripe é uma infecção do sistema respiratório cuja principal complicação é a pneumonia, responsável por um grande número de internações hospitalares no país.
-Tomar a vacina contra a gripe.
-Lavar bem as mãos
-Manter uma alimentação saudável e fazer atividades físicas
-Evitar lugares onde haja multidões nas épocas em que mais ocorrem as gripes Descansar muito e beber muito líquido são excelentes medidas para que se tenha uma melhora nos sintomas. Alguns remédios (como analgésicos para as dores, antipiréticos para a febre, e antitussígenos para a tosse) também ajudam a aliviar os incômodos da gripe.
Rubéola
A rubéola, também conhecida como sarampo alemão, é uma infecção na qual há erupção na pele. A rubéola é causada por um vírus disseminado pelo ar ou por contato próximo.
Uma pessoa com rubéola pode transmitir a doença a outras pessoas desde uma semana antes do início da erupção até uma a duas semanas depois do seu desaparecimento.
Como a vacina tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) é aplicada para a maioria das crianças, a rubéola é muito menos comum atualmente. Praticamente todos os que recebem a vacina são imunes à rubéola.
O tratamento é sintomático. Antitérmicos e analgésicos ajudam a diminuir o desconforto, aliviar as dores de cabeça e do corpo e baixar a febre. Recomenda-se também que o paciente faça repouso durante o período crítico da doença.