Análise dos 4 P´s do Ferrero Rocher, um dos líderes de venda da marca Ferrero
Como o nome já diz, elas são as definições fundamentais que uma empresa deve fazer para atingir um determinado público-alvo.
Para que se possa aplicar corretamente um conhecimento é de extrema importância saber qual o mercado em que se está atuando.
Um resumo sobre as definições:
a) Preço: Refere-se a quanto e como será cobrado do cliente. Vai ser barato ou de luxo? Será cobrado uma só vez ou por mensalidade? Entre outras. É o único componente do mix de marketing que gera receita e é um dos principais elementos na determinação da participação de mercado de uma empresa.
b) Praça ou Ponto: Refere-se ao local que o produto estará disponibilizado. Será venda on-line ou será em loja física? Qual será o prazo de entrega e de atendimento, etc. O tipo de canal em que o produto é oferecido influencia a percepção que o consumidor tem do produto.
c) Produto: Refere-se às características e atributos que o produto ou serviço da sua empresa terá (tamanhos, cores, etc).
d) Promoção: Refere-se às estratégias de divulgação utilizadas. Isso envolve tanto estratégias on-line como links patrocinados, Fanpage, quanto estratégias off-line como anúncios, rádio, entre outras possibilidades. É muito importante, pois influencia os consumidores em todos os estágios do processo de compra.
Estes quatro P´s estão inter-relacionados, pois uma decisão tomada para um deles poderá afetar os demais.
A Ferrero Rocher, empresa italiana, é uma das maiores indústrias de chocolate e doces do mundo. Ela entrou no Brasil em 1994, sendo seu primeiro produto o Kinder Ovo, que tendo uma ótima aceitação, abriu o caminho para os demais produtos da empresa, como o Ferrero Rocher, o TIC TAC, Nutella etc.
Em 1997 ela começou a fabricar no Brasil e esta produção passou a suprir o mercado nacional e também parte do mercado internacional.
A Ferrero pretende aumentar sua