Resenha: Avaliação e mensuração de resultados em gestão de pessoas: um estudo com as maiores empresas instaladas no Brasil
O artigo tem como objetivo apresentar o resultado de pesquisa realizada com uma amostra das maiores empresas instaladas no Brasil, a qual se deteve na investigação dos métodos utilizados para a realização de avaliação e medição de resultados na gestão de pessoas.
Resumo do conteúdo:
No decorrer do texto, observa-se que o processo de avaliação está intimamente relacionado com modelo de Gestão de Pessoas das empresas pesquisadas, pois o trabalho de avaliação e mensuração está direcionado para os aspectos mais importantes.
No entanto, os resultados obtidos sinalizam a inexistência de uma abordagem sistêmica para Gestão de Pessoas, já que as práticas de contratação, desenvolvimento e remuneração estão descoladas das políticas e práticas relativas aos aspectos comportamentais da gestão.
Os resultados da pesquisa também apontam que são muitos os resultados da Gestão de Pessoas que se pretende obter, o que torna difícil o detalhamento do fluxo causal entre as ações da Gestão de Pessoas e Resultados.
Apesar das considerações anteriores, a pesquisa confirma a importância de haver um programa estruturado para a avaliação e mensuração de resultados em Gestão de Pessoas pois, mais do que fornecer indicadores precisos da contribuição da Gestão de Pessoas, é o processo que parece importar, uma vez que a estruturação dos procedimentos para avaliação e mensuração de resultados em Gestão de Pessoas demanda análise e entendimento de todo o processo que vai da estratégia organizacional às políticas e práticas de Gestão de Pessoas.
Por fim, é importante considerar que a pesquisa foi realizada com uma amostra específica — as maiores empresas instaladas no Brasil — o que não permite a generalização dos resultados para outras amostras. Sugere-se, portanto, que a pesquisa sobre a avaliação e a mensuração de resultados em Gestão de Pessoas seja estendida a outros tipos de empresas.
Conclusão:
Ao final, os autores chegam à conclusão de que os