RESENHA AVALIAÇAO DE WEBSITES
Atualmente, muitos websites são desenvolvidos por meio de ferramentas que montam páginas onde o usuário precisa apenas escolher cores, fonte, imagens e conteúdos. Além disso, segundo Nielsen (2002), muitos dos desenvolvedores web constroem páginas sem separar design do conteúdo, dificultando a manutenção das mesmas. Por isso tudo, não basta que os websites apresentem somente design elaborado; é necessário que estes sejam, especialmente, acessíveis. Segundo o SERPRO, “acessibilidade na web significa permitir o acesso à web por todos, independente de tipo de usuário, situação ou ferramenta. É criar ou tornar as ferramentas e páginas web acessíveis a um maior número de usuários, inclusive pessoas com deficiências”. A acessibilidade web favorece também pessoas idosas, usuários de browsers alternativos, usuários de tecnologia assistiva e de acesso móvel.
Este trabalho tem por objetivo verificar o grau de acessibilidade de um website através de um avaliador de acessibilidade. Para tanto, optou-se pela a avaliação objetiva segundo o checklist do WCAG 1.0 coma utilização da ferramenta denominada “DaSilva”. O website escolhido para a análise foi o da Prefeitura Municipal de São Gabriel que está disponível em http://www.saogabriel.rs.gov.br.
O WCAG constitui-se de recomendações de acessibilidade para conteúdo web definidas pela W3C, consórcio internacional que define padrões para a web. Tais orientações são voltadas aos desenvolvedores web e aos programadores de ferramentas para criação de conteúdo. Cada ponto de verificação tem um nível de prioridade (1, 2 ou 3) baseado no seu impacto sobre a acessibilidade. A prioridade 1 compreende os pontos que os criadores de conteúdo Web devem satisfazer inteiramente os usuários. Já a prioridade 2 abrange os pontos em que os criadores de conteúdo web deveriam satisfazer. Por fim, a prioridade 3 trata dos pontos que os criadores de conteúdo web podem satisfazer.