Processos De Fabricação Usinagem
Jeniffer Fonseca Zanitt
Relatório sobre Aula Prática no Laboratório de
Usinagem da Universidade Federal de São João Del
Rei
São João Del-Rei, Julho de 2015.
1
Bárbara Duarte Soares – 122200025
Jeniffer Fonseca Zanitt - 122200018
Relatório sobre Aula Prática no Laboratório de
Usinagem da Universidade Federal de São João Del
Rei
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina de Processos de Fabricação I, no
Curso de Engenharia de Produção, na
Universidade Federal de São João Del-Rei.
Prof. Robson Bruno Dutra Pereira.
São João Del-Rei, Julho de 2015.
2
1. Introdução
O processo de usinagem de uma peça consiste em remover uma quantidade de material da mesma com a ajuda de uma ferramenta de corte, a fim de se obter as formas e dimensões desejadas. A qualidade das peças depende de vários fatores que são considerados ao longo do processo de usinagem, como velocidade de corte, avanço, facilidade de saída de cavaco, entre outros.
Como visto durante o curso de Processos de Fabricação I, há várias operações de usinagem, dentre elas estão o faceamento, torneamento, fresamento, furação, entre outras. O processo de faceamento é a operação mais comum no fresamento, e uma de suas funções é retirar as irregularidades da superfície da peça. Segundo o Prof.
Dr.André João da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o torneamento é “um processo mecânico de usinagem destinado à obtenção de superfícies de revolução com auxílio de uma ou mais ferramentas monocortantes. Para tanto a peça gira em torno do eixo principal de rotação da máquina e a ferramenta se desloca simultaneamente segundo uma trajetória coplanar com o referido eixo”. André João define como fresamento o “processo mecânico de usinagem destinado à obtenção de superfícies quaisquer com o auxílio de ferramentas geralmente multicortantes. Para tanto a ferramenta gira e a peça ou a ferramenta se deslocam segundo uma trajetória qualquer.”
A furação é o