Pesquisa sobre a viabilidade de lojas virtuais
Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Departamento de Administração
Pesquisa Aplicada à Administração
Valeska Martins do Vale – 11227627
Relatório de Pesquisa Aplicada
João Pessoa – PB
1. Introdução
Apresentação do Tema
Toda loja virtual é considerada um website, mas nem todo site é uma loja virtual, ou seja, nem todo site vende produtos ou serviços on-line. Dessa forma, lojas virtuais são sites de e-commerce, onde o cliente visualiza e escolhe seu produto, coloca no carrinho de compras e passa no caixa para realizar o pagamento, num processo totalmente online.
“Brasil é o que mais cresce em e-commerce”, diz Johnna Hoff, diretora de comunicação do eBay, que lança app de moda no Brasil. E confirmamos essa afirmativa com pesquisa realizada pelo site do Ecommerce Brasil, que nos mostra:
“Impulsionado pela entrada de dez milhões de novos consumidores online, o comércio eletrônico no Brasil deu um salto de 29% em 2013, na comparação com o ano anterior, totalizando um faturamento de R$ 31,1 bilhões. Entre os motores deste crescimento explosivo estão as mulheres e os internautas com mais de 50 anos, principalmente das classes C e
D, segundo indica levantamento da Associação Brasileira de
Comércio Eletrônico (ABComm).
“A penetração da internet no país está em torno de 50%. Nos próximos três anos deve chegar a 60%, 70%, o que representaria a entrada de até 40 milhões de novos consumidores no ecommerce”, estima Mauricio Salvador, presidente da ABComm.
No ano passado, 53 milhões de brasileiros fizeram compras pela internet.” Dessa forma, a pesquisa a seguir abrange o tema como um todo sobre o comportamento do consumidor, sendo delimitado para estudo sobre o nível de aceitação dos jovens em relação a compras em lojas virtuais ou e-commerce.
Contextualização
Com base na apresentação do tema, a pesquisa foi realizada de forma quantitativa, sendo elaborado um questionário e o aplicado em duas