Fichamentos
É aconselhável que o tamanho das fichas seja escolhido conforme características individuais de quem a escreve. A estrutura das fichas compreendem três partes principais: cabeçalho, referência bibliográfica e corpo ou texto, sendo optativo organizá-las em ordem de sequência, indicação da obra e o local que será encontrada. O cabeçalho é composto com um título genérico remoto, título genérico próximo, título específico, número de classificação da ficha e a letra indicativa da sequência. As fichas distinguem-se uma das outras pelas referências bibliográficas que se seguem ao cabeçalho. O conteúdo das fichas varia conforme a sua finalidade, pode ser: bibliográfica (de obra inteira ou de uma parte da obra), citações, resumo ou de conteúdo, esboço e comentário ou analítica. Segue abaixo alguns tipos de fichamento:
Fichamento de resumo ou conteúdo é aquele que traz uma compilação das ideias do autor, ou seja, dos assuntos e características principais abordadas no livro ou documento. Utiliza as mesmas recomendações da elaboração de um resumo, porém obedecendo a estrutura de uma ficha para fichamento.
Fichamento de comentário ou crítico é aquele que realiza uma avaliação completa do livro ou documento em todos os aspectos, principalmente nos assuntos principais levando em consideração a opinião de quem elabora a ficha. Utiliza as mesmas recomendações da elaboração de uma resenha, porém também obedecendo a