RESENHA AULA 2 TOCQUEVILLE
Prof. Dr. Wagner Pralon Mancuso
Resenha da literatura recomendada - Aula 02
(Alexis de Tocqueville)
Democracia, Igualdade e Liberdade
TEXTO BASE:
Alexis de Tocqueville - A
Democracia na América - Belo
Horizonte: Itatiaia/EDUSP, 1977.
(Advertência da 12ª. edição;
Introdução; Livro 1 – Parte 1:
Cap. 4, Parte 2: Cap. 1, 4 e 7;
Livro 2 – Parte 2: Cap. 1, 2 e 20,
Parte 4: Cap. 1 e 3).
"Não voltemos nossos olhares para a América afim de copiar servilmente as instituições que ela se deu, mas para melhor compreender as que nos convém..." Tocqueville Democracia na América: Advertência da décima segunda edição. "Uma grande revolução democrática se realiza entre nós; todos a vêem, mas nem todos a julgam da mesma maneira.
Uns a consideram uma coisa nova e, tomando-a por um acidente, esperam ainda poder detê-la; enquanto outros a julgam irresistível, porque ela lhes parece o fato mais contínuo, mais antigo e mais permanente que se conhece na história..." Tocqueville - Democracia na América:
Introdução.
Diante da iniciativa de estudo detido sobre determinado regime político, nada mais conveniente do que radicá-lo em uma nação onde costumes e crenças inspirem seus cidadãos para o exercício deste comentado regime. Aparentemente, indiferente a qualquer ideologia, partido ou influência de algum mentor científico, o autor relata a sua permanência nos Estados Unidos; ao mesmo tempo que enumera costumes e instituições políticas que observa.
A cultura política radicada em solo norte americano, soa ao autor como uma marca de um "mundo civilizado". As instituições da IGUALDADE DE CONDIÇÕES, da
ASSOCIAÇÃO, dentre outras, parecem parte de uma ordem política de "movimento de movimentos" onde se qualifica um estado de impossibilidade de impedimento, ou seja, a democracia (ou o "desenvolvimento gradual e progressivo da igualdade") surge como um postulado pétreo, como uma inspiração sempre contida no ideário político dos povos
Paulo Cesar de Abreu Paiva