Resenha Artigo 4 – Gestão de Capital de Giro Contribuição Para às Micro e Pequenas Empresas no Brasil
Sabemos que às micro e pequenas empresas são a base sustentável da economia no Brasil, e por este motivo temos que da ênfase à sobrevivência deste segmento para que ocorra o desenvolvimento econômico e social, já que elas somam 98% de todas as empresas existentes e por conta disso são as que mais empregam pessoas.
Devido a importância deste segmento para a economia, deve se ter uma maior atenção na administração do capital de giro, pois é com ele que as micro e pequenas empresas vão financiar suas necessidades operacionais, identificadas desde a aquisição de matérias primas até o recebimento do produto acabado.
Para Brigham, capital de giro é investimento da empresa em ativos de curto prazo, para Assaf Neto, capital de giro ou capital circulante está associado aos recursos que giram ou circulam na empresa em determinado período de tempo. Ou seja, é uma parcela do capital da empresa aplicado em seu ciclo operacional.
Uma empresa que não tem uma boa gestão de seu capital de giro tende a desaparecer do mercado caso este se acabe, é necessário então que as empresas tenham uma reserva para eventuais problemas, conseguindo assim fazer a manutenção necessária em seu capital de giro evitando uma crise financeira.
Como este segmento é um dos mais importantes, possuem uma esmagadora maioria dos postos de trabalho e do total de empresas no país. Possui uma maior fonte de empregos, as grandes empresas demitem em massa muitos funcionários, então as micro e pequenas empresas absorvem a maioria desta mão de obra.
De acordo com algumas informações fornecidas pelo SEBRAE, verifica-se que a maior parte das micro e pequenas empresas do Brasil, estão distribuídas por setor de atividades, por exemplo, a maior parte está concentrada no setor de comércio e serviços. Também verificamos que na região Norte do país está concentrada a maior parte deste segmento. Uma das