229656343 ATPS de Micro e Pequenas Empresas 2

3442 palavras 14 páginas
UNIVERSIDADE ANHAGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – CEAD
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
TUTOR PRESENCIAL: RODRIGO DELMINDO

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS DE
ADMINISTRAÇÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS Nome: Alan Araújo Gonzaga RA: 340511

Grajaú / MA 2014

ATPS DE ADMINISTRAÇÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Trabalho acadêmico apresentado para obtenção de nota à disciplina de Administração de Micro e Pequenas Empresas do Curso de Administração do Pólo de Grajaú-MA, da Universidade – UNIDERP.

Orientador (a): Ma. Mônica Satolani.

Grajaú / MA
2014

INTRODUÇÃO:
. “As micro e pequenas empresas passaram de mãos invisíveis do mercado a protagonistas do desenvolvimento”. No Brasil o número de micro e pequenas empresas vêm aumentando cada dia mais, e mostra que as empresas desempenham um papel de extrema importância no cenário econômico brasileiro, respondem perante a parte da geração de empregos e contribuem para um grande percentual do PIB.
Dentre os principais motivos de êxito das micro e pequenas empresas no Mercado, podemos citar a predominante venda aos consumidores finais, com produtos e serviços de baixo preço unitário, atendendo assim, as necessidades básicas da população.

ETAPA 01:
Como se define micro e pequena empresa? De acordo com Chiavenato (2005) caracterizam-se por microempresas, aquelas que possuem um faturamento anual que não ultrapasse o valor de 96.000 UFIR, de acordo com a lei nº8383. O Estatuto da Microempresa, na referida lei, beneficia o empresário em facilidades operacionais e facilidade nos documentos necessários relativos ao negócio, sendo seus deveres legais bastante simplificados.
Para Carmo e Pontes (1999), parte de micro e pequenas empresas são formadas por características de seu proprietário, onde foram desenvolvidos seu talento, sensibilidade e vontade de realizar determinada técnica, criando oportunidades, descobrindo talentos, sendo um empreendimento à imagem e semelhança de seu

Relacionados