portifolio individual do 7 semestre
O presente trabalho tem por objetivo mostrar a importância da criatividade no desenvolvimento inovador.
Não a como negar sua influencia no contexto escolar e a necessidade de promovê-la na formação dos dicentes. A contemporaneidade requer educadores criativos que tenham mentes livres para buscar idéias, usamos dos pensamentos divergentes, expandir e depois colocar a lógica em ação, através do pensamento convergente, buscando resultados qualitativos e quantativos. A criatividade é uma propriedade ou características dos seres humanos. Ser “criativo”, não é apenas o sinônimo de ser original, e sim uma ocupação de prestigio em nossa sociedade.
A mesma é vista como um papel importante na solução de problemas, por vezes superior ao da inteligência.
O potencial criativo é algo que todos nos temos em diferentes medidas podendo ser desenvolvido e conseqüentemente aprimorado. O individuo precisa contar com as condições favoráveis e os mercanismos adequados desenvolver o seu potencial criativo.
O professor estimulador da criatividade em sala de aula permite ao aluno no pensar desenvolver idéias e pontos de vista, fazer escolhas; valoriza o que for criativo;não rechaça o erro, mas o vê como etapa de processo de aprendizagem, considera os interesses, habilidades e provê oportunidades para que os alunos se conscientizem do seu potencial criativo , cultiva o senso de humor em sala de aula, demonstra entusiasmo pela atividade e disciplina que ministra.
Para haver um clima criativo em sala de aula, o educador deve adotar, entre outras atitudes, a proteger e encorajar o trabalho criativo e a elaboração de produtos originais, a de procurar desenvolver nos educados a habilidade de pensar. Em termos de possibilidades, de explorar conseqüências, de sugerir modificações , e aperfeiçoamentos para as próprias idéias, não se abatendo pelas limitações do contexto; a e envolver os dicentes na solução de problemas reais.
A CRIATIVIDADE E O