resenha arte da guerra - sun tzu
Sun Tzu (544 a.C) foi um estrategista de guerra, filósofo chinês, general do Rei Hu LU. É conhecido por ter escrito o livro “A Arte da Guerra”. Não existem registros da data de sua morte.
Sun Tzu, apesar de ter nascido há milênios, tem grande influência sobre estudiosos e militares que abordam assuntos sobre estratégias de guerra, através do livro "A Arte da Guerra". Mesmo os profissionais do meio corporativo e de negócios, possuem o filósofo e estrategista como grande inspirador de suas decisões e negócios.
PERSPECTIVA TEÒRICA
O autor usa como ponto de partida o importante papel que a guerra desempenha na vida social, sendo a causa da desgraça dos povos. Analisa sua influência na economia e observa o quanto ela é prejudicial ao povo; como general, sabia o quanto a manutenção das tropas custava ao Estado e como a passagem das tropas aumentava a inflação nas províncias. Assim, é do interesse de todos que o conflito, quando necessário, seja resolvido de maneira sucinta, diminuindo a extensão dos danos que invariavelmente provoca.
RESUMO DA OBRA
Capítulo I - Estimativas ou Cálculos
A guerra é um assunto de vida ou morte para um Estado, deve então ser seriamente estudada.
Cinco fatores são fundamentais:
1) A moral: um soberano deve ter a confiança de seu povo para conseguir levá-lo à guerra e arriscar suas vidas.
2) O clima: compreensão e bom uso das estações do ano.
3) O terreno: as condições físicas da geografia local, o cálculo das distâncias.
4) O comando: as cinco qualidades básicas de um general, a saber, a coragem, o rigor, a sabedoria, a sinceridade e a humanidade.
5) A Doutrina: tudo que concerne à manutenção e administração das tropas.
O conhecimento desses cinco fatores possibilitará a previsão de que lado vencerá. Aquele que melhor souber usá-los poderá criar situações que o levem à vitória.
Sete cálculos respondem sobre a vitória.
1) Quem pode unir povo e exército?
2) Quem tem um melhor