Resenha Sun Tzu A Arte da Guerra
Sun tzu foi um general guerreiro e filosofo e autor da Arte da guerra, escrita em tiras de bambu, datados da dinastia Sung (960-1280). Na frente de seu exército real chamado Wu, teve como missão, vencer um exercito dez vezes maior que seu, utilizando e desenvolvendo táticas militares e mistérios estratégicos tornando a fundação da sua grande obra chamada a arte da guerra, contendo o segredo para o sucesso.
Resenha do livro A Arte da Guerra
O primeiro capítulo de sua obra, Sun Tzu deixa claro que antes de qualquer atitude tomada deve-se haver um planejamento, ou seja pensar antes de agir, e para tal façanha Tzu demonstra cinco elementos importantes sendo eles; caminho, tempo, terreno, liderança e as regras. Nunca houve guerra longa que fosse benéfica para qualquer um dos reinos envolvidos, nesta frase Sun Tzu destaca as consequências de uma guerra de muito tempo, como exemplo a guerra do Afeganistão, que mesmo ganhando a batalha, chegará uma hora em que a comida acabara e as forças do exercito se esgotara, chegando assim no extermínio da equipe.
Sun Tzu disse conheça a si mesmo e ao inimigo e, em cem batalhas, você nunca correrá perigo, conheça a si mesmo, mas desconheça seu inimigo, suas chances de ganhar e perder são iguais, desconheça a si mesmo e ao inimigo e você sempre correrá perigo. Voltado para os dias de hoje dentro do setor empresarial, refere em conhecer o mercado, analisar todo o ambiente interno relacionando com a si mesmo, e suas dimensões externas como os concorrentes, na forma de inimigo.
Uma empresa de reconhecimento e de sucesso, pode ser comparado a grãos como tzu bem mostra, um exército vitorioso é como um peso de quilos comparado a um grão; um exército derrotado, é como um grão comparado a quilos.
Todas as novidade e inovações elaborada pelas empresas implica no crescimento e na sobrevivência da mesma, sendo convergente com as palavras de Sun tzu, onde existem cinco notas na escala musical, mas sua combinações são