Resenha: Anísio Teixeira e Florestan Fernandes
Anísio Teixeira: educação não é privilégio
O documentário revela a vida e a obra de Anísio Spínola Teixeira, advogado, escritor e educador nascido no município baiano de Caetité, em 12 de julho de 1900. O documentário mostra a grande realização desse ilustre educador: a luta por uma escola pública de qualidade e a criação do Centro Educacional Carneiro Ribeiro, mais conhecido como Escola Parque. Difundiu os pressupostos do movimento da Escola Nova, que tinha como princípio a ênfase no desenvolvimento do intelecto e na capacidade de julgamento, em preferência à memorização.
Anísio era um sonhador: Incansável em sua luta pela implantação de políticas que assegurassem o direito de acesso de todos à educação pública, universal e gratuita e sem distinção, pensava em educação como um processo capaz de restaurar e quebrar as diferenças tão impregnadas na sociedade de seu tempo. Ele sem dúvidas foi um dos maiores representantes da nossa Educação.
Esse educador assumiu a sua responsabilidade perante a educação e lutou para que existisse não só uma escola pública, mais que a qualidade estivesse presente, sem dúvidas quem pretende entender a educação no Brasil precisa conhecer a vida e obra desse educador, as gerações futuras precisam saber o que fizemos, porque fizemos e como fizemos; não podemos continuar transferindo nossa responsabilidade de transformar o mundo para as próximas gerações, cada um de nós temos as nossas responsabilidades na transformação da educação em nosso País.
Questão 2:
Florestan Fernandes – O mestre
O documentário sobre Florestan Fernandes procura mostrar os momentos mais difíceis da vida deste que é considerado por muitos como o maior sociólogo brasileiro. Florestan Fernandes nasceu em 22 de junho de 1920 em São Paulo. De família pobre, filho de mãe doméstica e pai desconhecido, começou a trabalhar muito cedo, ainda criança, aos seis anos de idade. Devido à vida dura que tinha foi obrigado a trocar a escola