Resenha - Análise de Valor Agregado no Controle de Projetos
Dados Gerais
Disciplina
Orçamentação e Controle de Projetos
Professores
Luiz Claudio Meuren
lmeuren@globo.com
Aluno
Jeanete Castanho Abrahão
Turma
Rio14
jabrahao@queirozgalvao.com
Análise do Texto
Título do Texto
Análise de Valor Agregado no Controle de Projetos: Sucesso ou Fracasso?
Autor (es)
Ricardo Viana Vargas
Palavras-Chaves do Texto (Máximo de 4 palavras)
Valor Agregado
Gerenciamento de Projetos
Controle
Avaliação de Desempenho
Descrição do Assunto (Máximo de 50 palavras)
O Artigo apresenta e discute os relevantes benefícios e obstáculos da utilização da análise de Valor Agregado em projetos. Além disso, analisa os fatores a serem aprimorados e implementados durante o plano do projeto e as ações a serem adotadas durante a execução e o controle do projeto.
Dando embasamento ao conteúdo, um estudo de caso real na área da construção civil enriquece o estudo.
Apreciação Crítica (Máximo de 300 palavras)
No Tópico, Análise de Valor Agregado como Ferramenta de Controle, percebemos que embora a Técnica do Valor Agregado seja bastante conhecida entre as práticas de Gerenciamento de Projetos, sua aplicabilidade ou valor não são tão populares assim.
“Na tentativa de justificar o baixo valor afirmado, THAMHAIN (1998) afirma que a pouca aplicabilidade encontrada pode ser atribuída a diferentes barreiras, sejam elas internas ou do ambiente”.
Carência de entendimento do funcionamento da Técnica, Elevado custo de Implantação, Ansiedade quanto ao uso correto da Técnica, Desconforto com pouca familiaridade da Técnica, são citadas como quatro das várias barreiras.
Contribuições sobre o tema são expostas no Estudo de caso realizado. Através dele, o autor compara três obras, identificando seus pontos de similaridade e disparidade no que tange a Análise do Valor Agregado.
Ferramenta poderosa no Controle e na Avaliação de Desempenho, a