Resenha anjos do sol
Bibliografia: ANJOS do Sol. Direção: RudiLagemann. Brasil, Paris Filmes.2006.92 min, color, dublado.
O filme “Anjos do Sol” é um longa-metragem, brasileiro, dirigido por RudiLagemann, que retrata uma realidade cruel vinda do sertão nordestino. O produtor do filme demonstra de forma realista e chocante como são as relações de venda de criança para o mercado de exploração sexual.
O filme relata a história da menina Maria, que aos doze anos é vendida pelo pai na esperança de um futuro melhor, sem saber que ela acabaria em um prostíbulo. Imersa em um mundo de dor e sofrimento, a menina perde sua identidade, sua infância e o direito de ser construtora de sua história.
Trabalhando com contextos da realidade, o longa-metragem choca a quem assiste pelo fato de se pensar que se trata de algo real e não fictício, que infelizmente ainda acontece. Quantas Marias ainda existem? Quantas crianças ainda são exploradas e não tem o direito de irem às escolas e viverem suas infâncias? Em pleno século XXI os dados estatísticos são alarmantes e causam espanto, mesmo com tantas políticas e movimento em prol do fim dessas questões, ainda se percebe que o mercado de tráfico perdura.
E se perdura é porque tem que o alimente. A cultura social do império brasileiro ainda não passou. Se na época do império assinou a lei áurea alegado direito de liberdade aos negros e se o código civil vem dizer que todo ser humano é livre, a onde vivem esses sujeitos que exploram o outro como quem tivesse direito e não respeitam a ordem de igualdade? Existe uma grande corja que coordena e manipula a sociedade atual e sem que percebam alienam aqueles que defendem esses ideais, que acabam desistindo por não terem força suficiente em lutar contra.
As construções desses processos de desvalorização é uma concepção arcaica provenientes desde o início da história humanidade. A começar pela concepção de criação do mundo. Onde Eva é quem convence a Adão de cometer o ato pecaminoso e que devido