Resenha Sobre O Filme Anjos Do Sol
Resenha sobre o filme anjos do sol que retrata a exploração sexual e o tráfico infantil, inescrupulosos se aproveitam da necessidade econômica e da ignorância dos menos favorecidos para ludibriá-los com promessas de bem-aventuranças. Tudo à luz do ECA.
O ECA traz várias disposições sobre a proteção da criança e do adolescente em todos os sentidos, sendo dever tanto da família quanto de toda a sociedade e do poder público essa incumbência, conforme preceitua o seu artigo 4º. Contudo, apesar da Lei nº 8.069 estar em vigor desde outubro de 1990, ainda hoje há muitos casos de violação aos direitos destes indivíduos, como a prostituição infantil, tráfico de pessoas etc.. Por isso, o filme Anjos do Sol, do ano 2006, infelizmente, continua atualíssimo.
Este filme retrata a exploração sexual e o tráfico infantil, no qual os responsáveis se aproveitam da necessidade econômica e da ignorância das pessoas menos favorecidas para ludibriá-las com promessas de bem-aventuranças.
Nota-se que dificilmente os pais não procuram proporcionar o melhor para os seus filhos. Porém, em algumas localidades, como a descrita no filme, em muitas famílias, a seca, a pobreza, a falta de recursos, o descaso dos governos com relação às necessidades educacionais, sociais, econômicas, deixam o grupo familiar com a esperança voltada para um acontecimento extraordinário que transforme a situação e que os seus filhos possam ter uma vida diferente da que eles podem dar. Com isso, ficam bastante vulneráveis. Assim, não muito difícil, pais desinformados são vítimas de criminosos, são enganados por falsas promessas de sucesso, de melhoria no lar, na família. Isso foi o que aconteceu com o grupo familiar do filme. Os pais acreditaram que sua filha seria alcançada por um casal com mais condições financeiras. Desta forma, sua filha seria mais bem sucedida.
Esta é a história que relata o filme, dirigido por Rudi Lagemann, uma menina, Maria (Fernanda Carvalho), de 12 anos,