Resenha Alterada
O livro descreve em quatro capítulos, respectivamente, sobre as habilidades do apresentador, o design da apresentação, a realização da apresentação e sua organização.
No capítulo 01 o autor destaca uma série de habilidades que devem ser desenvolvidas pelo orador para que ele ofereça uma boa apresentação. A maioria delas, muitos de nós já sabemos, mas mesmo assim ainda erramos, como:
Estudar com afinco o assunto;
Manter uma boa auto-confiança;
Ensaiar bastante;
Cuidar da nossa voz e da respiração;
Usar uma linguagem clara e direta;
Ter um bom vocabulário.
Outro aspecto muito importante ressaltado pelo autor é a forma como nos portamos. A maioria de nós apresenta alguns vícios de postura, e algumas dicas são:
Cuidar da nossa imagem e roupa;
Aproximar-se do público;
Mover-se pausadamente dominando os espaços;
Falar com as mãos;
O melhor será apresentar-se de pé, ereto com naturalidade;
Queixo em ângulo reto;
Pernas retas, pés paralelos;
A linguagem facial também é de suma importância;
Manter um sorriso natural.
O objetivo do orador é captar a atenção com criatividade e engenhosidade, procurando ser reconhecido e respeitado, e que o maior número de pessoas goste dele. O autor também da boas dicas para obtermos estes resultados dentro e fora das apresentações, como praticar o humor sem exagero, não poupar o sorriso, evitar a soberba e a prepotência estando sempre a disposição de aprender e melhorar.
No capítulo dois o autor da uma série de dicas técnicas e práticas sobre como montar sua apresentação. Ele explica a sequência em que cada parte do trabalho deve ser colocada: abertura, corpo e encerramento. Na abertura cabe fazer uma introdução criativa e que surpreenda, ao mesmo tempo que seja descontraída ou divertida. Também devemos incluir a agenda da palestra e o objetivo que trazemos.
O corpo da apresentação deve ser estruturado em uma sucessão de capítulos perfeitamente ligados e deve