Resenha Administraçao Eclesiastica
Parte I – Administração Eclesiástica:
Administração Eclesiástica é o estudo dos diversos assuntos ligados ao trabalho do pastor no que diz respeito a sua liderança da organização/organismo em que serve. É o povo de Deus organizado em pelo menos três aspectos: espiritual, social e econômico. A bíblia tem sido citada por sua demonstração de princípios administrativos como por exemplos os textos de Êxodo 18. 13-27 quando observamos Moises em atenção ao conselho de seu sogro, estabelece uma linha de autoridade para uma organização mais eficaz e eficiente.
Uma boa organização tem como objetivo simplificar o trabalho, pois há muitas maneiras de se fazer uma coisa, porém temos que buscar a mais prática e eficiente, que corresponda à realidade. A organização também facilita a produção, pois com a simplificação do trabalho podemos melhorar e aumentar a produção.
Administrar não é fazer mil coisas. É distribuir responsabilidades. É fazer com que todos participem do trabalho. É a ciência de gerar um organismo vivo, livre da inércia, fazendo com que esse funcione e tenha bons resultados dentro da proposta pra a qual foi criado. Administrar é a um só tempo prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.
A administração perfeita, só teremos no céu, mas de qualquer forma nenhuma igreja sobrevive sem organização.
Parte II – A Igreja
O vocábulo igreja tem um significado muito amplo. É aplicado ao edifício em que se realiza o culto cristão; a uma congregação de adoradores crentes; ao conjunto de todos os crentes em Cristo e a um grupo local de discípulos cristãos associados num pacto com propósitos religiosos. Este ultimo significado é comumente encontrado no novo testamento. Qual o propósito de Deus ao manter a igreja no mundo qual sua finalidade ou missão? A bíblia mostra-nos uma missão tríplice: Adoração, Edificação e Evangelização.
Uma igreja crista é uma sociedade com vida coletiva, organizada de conformidade com algum plano