Resenha Adair
Processo Ensino e Aprendizagem – Pr. Dr. Adair de Menezes Junior
Resenha - “O Processo de Aprendizagem: Análise Científica de Comportamento Segundo Skinner”
O presente texto tem como intenção definir objetivamente o conceito de Punição para Skinner em sua análise comportamental. É interessante citar as duas propostas de como o comportamento é visto na teoria de Skinner (comportamento respondente e comportamento operante) e como isso tem relação com o conceito de punição. Skinner, além dos outros mecanismos reguladores do comportamento como os reforçadores, extinção, evitação entre outros. Como a intenção do texto é conceituar o mecanismo da punição, focamos exclusivamente nas características da punição, exemplos que demonstram esse tipo de intervenção e uma possível síntese desse mecanismo regulador comportamental.
Tendo como características principais a punição é usada para eliminar um determinado tipo de comportamento, aparece como resposta aos outros mecanismos de regulação comportamental. É usada para redução de determinado comportamento em um período temporário. Vários fatores correspondem à esse período temporal da punição, Skinner aponta a severidade da punição e a frequência do seu uso como condições para cessar determinado comportamento. O autor descreve os três efeitos de punição: punição incompatível com o comportamento a ser punido, condicionamento de respostas emocionais e a ansiedade.
Exemplificando a ação da punição podemos notar qual o objetivo desse mecanismo em relação a mudança comportamental:
“Levar uma criança a rir, fazendo caretas ou distraindo-a de alguma outra maneira é incompatível com choro, mas não é um exemplo de punição, Por outro lado, repreender uma criança por rir de maneira inapropriada na classe, leva a respostas que são incompatíveis com o riso e tende a suprimi-lo temporariamente.” (B. F. Skinner, p.100)
No caso do condicionamento de respostas emocionais, a punição tem como efeito