Resenha academica
o texto tem como objetivo questionar a evolução de Administração de Recursos Humanos no Brasil levando-se em consideração a diferenciação, bem como a integração que ocorreu ao longo dos anos em relação à área acadêmica do Brasil mostrado em tabelas no artigo. Caldas e Tinoco relata o crescimento quantitativo e qualitativo de artigos publicados periódicos científicos nas áreas acadêmicas internacionais da administração.
Os autores ainda ressaltam o quanto a economia encontra-se associada a administração, considerando a nomenclatura “Negócios”. E mesmo com os dados apontando o crescimento de graduação, pós graduação levantados(investimentos em P&D no Brasil) ainda não permitem conclusões diretas sobre a área de recursos humanos, onde nas pautas analisadas veem sendo discutidas aprofundadamente o curso de recursos humanos.
O crescimento é nítido , mas a redução de recursos acaba afetando a produtividade dos pesquisadores tanto na utilização de bases de dados acadêmicas, quanto na contenção ou redução de seus investimentos nas pesquisas cientificas, acaba sendo uma estratégica para abertura de cursos na área de administração com finalidades não acadêmicas ou profissionalizantes, aliada a uma explosão de cursos no melhor estilo MBAs , reorientando não o recursos humanos, mas todas áreas que se dedicam a novas modalidades.
Questiona-se no artigo que há um restrito grupo de autores brasileiros que servem como referência acadêmica, ao mesmo tempo em que se constata o forte uso das auto referências, e a autora que se destaca e sobressai é a brasileira Maria Tereza Fleury, sua trajetória é pautada pela qualidade dos artigos elaborados e de capacidade de transformação, percorrendo diferentes temas dentro de recursos humanos evoluído de maneira histórica.
Com base nos estudos os autores traçam um quadro frio e perturbador de uma área que busca sua afirmação, é esclarecedor ,mas não deve ser pensada