resenha 1984 george owell
Curso de Licenciatura em Matemática
VISIBILIDADE E PODER: CONDIÇÕES CRÍTICAS DA MODERNIDADE
Rodrigo Maia Rodarte Alvarenga
Formiga
2011
Resenha: “1984”
George Orwel
Trabalho solicitado pelo Professor Nilton Vieira Junior para ser apresentado à disciplina de Metodologia Científica ao curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Minas Gerais.
Formiga
2011
SUMÁRIO
Resumo 4
Referências 7
Resumo
Vivemos atualmente num período bastante interessante da modernidade. Houve mudanças sensíveis na forma de se exercer o poder entre as pessoas. Passamos a presenciar o que podemos chamar de sociedade de controle ou sociedade disciplinar. O poder passa ser exercido com a ajuda do controle e da vigilância. E os grandes responsáveis pela disseminação desse tipo de controle são os meios de comunicação, apoiados por uma classe dominante que quer disseminar seus interesses para toda a sociedade. Nesse sentido o poder moderno exerce-se na produção de produtos midiáticos e na repressão, usando-os, seguindo as características de tais produtos.
A sociedade contemporânea presencia atualmente o que George Orwell escreveu em seu livro 1984. Considerado um dos grandes clássicos da literatura no século XX, o livro serve como um exemplo da nossa sociedade de hoje e do que pode vir a ser o futuro. Escrito em 1948, o livro conta a história de um mundo no ano 1984 que passara por uma revolução fascista há décadas atrás. A Oceania (Londres) é dominada por um partido que governa de forma ditatorial controlando toda a sociedade e vigiando a todos com câmeras espalhadas por todos os cantos. “1984” é um livro totalmente crítico aos governos ditatoriais. Teorias anarquistas são explícitas no romance, que mostra que não é apenas a liberdade de expressão que deve ser buscada. A figura do Grande Irmão (Big Brother) é a figura do