Resenha 04 Evolu O Urbana
ARQUITETURA E URBANISMO
ACADÊMICA: KELLEN TRES
DISCIPLINA: EVOLUÇÃO URBANA
PROFESSOR: LUIZ MERINO DE FREITAS XAVIER
RESENHA “REFLEXÕES SOBRE O CENTRO URBANO” Flávio Villaça
Flávio Villaça é um arquiteto urbanista brasileiro graduado pela USP, atualmente é professor titular de planejamento urbano do curso de urbanismo da USP.
O autor começa o texto com uma introdução histórica sobre os centros urbanos, que estes sempre eram em sua parte da história elitizados. Mas em sua historia os centros urbanos antigamente exaltavam Deus, o Estado e as classes dominantes, porém os centros urbanos capitalistas se distanciam deste modelo de centralidade. Ele cita dois exemplos que caracterizam estas mudanças históricas de centro urbano.
As cidades medievais apresentavam centro relativamente pequeno, mas era o lugar mais procurado pela sociedade da época as classes mais abastadas moravam no centro e as menos na periferia, as igrejas e os edifícios do estado eram os principais equipamentos públicos. A cidade capitalista difere na questão em que seu centro não exalta nem a Deus ou ao Estado possui uso predominantemente não residencial. A parte em que o autor fala “o centro da cidade se constitui somente quando a própria cidade se constitui” refere-se que primeiramente a cidade se estabelece para somente depois o centro se organizar.
Posteriormente ele passa a dividir para melhor exemplificar o modelo de centro urbano em: o centro da cidade pré-capitalista e cidade tipicamente capitalista. O centro da cidade pré-capitalista esta cidade vai do renascimento ate meados do século XIX e marca o período de constituição e progressivo domínio do capitalismo, nesse período o capitalismo busca glorificar suas conquistas e valores como a indústria e o estado burguês fazendo usos ideológicos e simbólicos do centro monumental, eram empregados o estilo neoclássico e utilizado a perspectiva no espaço urbano como pioneira cita o exemplo da cidade de Washington.
A