Resenha 01 adriano
Centro de Comunicação e Expressão
Departamento de Expressão Gráfica
Curso de Design
Disciplina: Ética Profssional e Lesgilação
Aluno: Adriano Leal Lourenço Mat.: 11103682
A ÉTICA NA RELAÇÃO DE EMPREGO
Neste capítulo, a autora Isabelli Gravatá demonstra como se dá a ética na relação de emprego.
No inicio do capitulo, a autora explica como funcionam relações de direito do trabalho, justificando sua necessidade devido a disparidade econômica entre empregado e empregador.
Ainda neste capitulo, Isabelli fala sobre a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), que é o principal diploma laboral Brasileiro. A autora comenta sobre as várias alterações no texto original da CLT, que foi sendo alterado com o passar dos anos, mas que é discutida uma reformulação integral, visto que ela não se encaixa mais tão bem com as relações de trabalho da atualidade. Isabelli fala do desemprego estrutural no Brasil na época pós-guerra e como isso enfraqueceu os sindicatos.
A autora explica que a relação de trabalho é bilatera, portanto, a CLT se aplica tanto a empregado quanto a empregador.
São então citados os cinco requisitos de toda a relação empregatícia.
São eles: a Pessoalidade, que garante que o empregado não possa ser substituido por ninguem, a Subordinação Jurídica, que fala sobre a relação de obediência do empregado, a Onerosidade, que exige que o empregado seja pago pelo seu trabalho, a Habitualidade, que exige a repetibilidade do trabalho, e o Risco do Negócio, que garante que o empregador que arque com os prejuízos do empreendimento, não o empregado.
1. ADOÇÃO E UTILIZAÇAO DO CÓDICO DE ÉTICA
O código de ética em uma relação de emprego visa estabelecer regras nesta relação. Acordadas em contrato e respeitando as regras da CLT, é onde a empresa enfatiza pontos que devem ser cumpridos no dia a dia afim de fazer com que as ações dos empregados sejam exemplares para a sociedade. O código de ética também ajuda a manter um bom ambiente