hemograma - resumo
Aluna: Gleice de Albuquerque Santos Silva – 5º período de Fisioterapia
Resumo: Hemograma – Série Branca e Vermelha(Interpretação)
O sangue é composto pelo Plasma (parte líquida) e pelas Células Sanguíneas (glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). Os glóbulos vermelhos, também chamadas de hemácias e eritrócitos, são células sanguíneas sem núcleo que contém hemoglobina, que é a substância responsável pela cor vermelha devido à presença de ferro.
Sendo as células mais numerosas do sangue, são delas a responsabilidade de transportar oxigênio e outros tipos de gases pela corrente sanguinea. São formadas na medula óssea e possuem uma vida curta; vivem em média quatro meses.
Os glóbulos brancos (leucócitos) são células de núcleo de formas variadas e tem diferentes funções no sistema imune. Estes são maiores e menos numerosos que os glóbulos vermelhos. Tendo sua principal função a defesa do organismo.
Hemograma
É o exame mais solicitado na rotina médica. Usado para diagnosticar ou avaliar uma doença e sua evolução. Útil na avaliação da anemia além de evidenciar indicadores que podem ser correlacionados com infecções viróticas e bacterianas. Pode apresentar alterações nos processos inflamatórios, nas leucemias e podem apresentar alterações voltadas às plaquetas. O hemograma se divide em 3 séries celulares: Série Branca, Série Vermelha e Plaquetas.
Tendo como atuais valores de referência os que foram estabelecidos em 1960, após estudos e observações de indivíduos saudáveis.
Para a realização do exame, o sangue é coletado por uma agulha diretamente sobre a veia no braço. Quando há alguma dificuldade no local de coleta (obesidade, localização atípica da veia entre outros), o sangue é coletado de outra veia( região dorsal do punho ou mão).
Preparo: não há necessidade de preparo prévio,é somente necessário informar o uso de algum medicamento. Gravidez e menstruação também devem ser informados, pois podem alterar os resultados.
Série