Resena "Escola dos espaços ao seu projeto"
A gestão democrática significa a efetivação de novos processos de organização e gestão, baseados em uma dinâmica que favoreça os processos coletivos. A participação na gestão democrática pode ser entendida como processo complexo que envolve vários cenários e possibilidades de organização.
Entende-se a participação da comunidade na escola, como sendo a partilha do poder, a participação na tomada de decisões.
Uma escola onde se prioriza uma gestão escolar democrática deve priorizar a presença da comunidade oportunizando uma participação efetiva e coletiva, de toda a comunidade escolar e de seus membros, afim de que sejam divididas as responsabilidades no interior da escola e não fique centrada somente na figura do diretor. Segundo Paro:
“..tendo em conta que a participação democrática não se dá espontaneamente, sendo antes um processo histórico em construção coletiva, coloca-se a necessidade de se preverem mecanismos institucionais que não apenas viabilizem mas também incentivem práticas participativas dentro da escola pública.( PARO, 1998,p.46).” Sendo assim, segundo diálogo realizado com a equipe diretiva (supervisora, vice-diretora, diretora e coordenadoras pedagógicas), os apontamentos foram os seguintes:
O tema da escola anual é escolhido a partir da realidade e necessidades sentidas entre os sujeitos da comunidade escolar, durante o ano corrente, a partir disso, tendo em mente sempre o PPP o grupo de professores elabora um projeto que contemple essas necessidades. Sendo assim, o objetivo da escola é a assegurar que a aprendizagem de todos os educados aconteça, respeitando seus diferentes tempos.
A escola se organiza em turmas, turnos e áreas de conhecimentos, ou melhor, disciplinas, para os anos finais e turmas para os anos iniciais e Educação infantil. O prédio da escola é bem amplo e está sempre em bom de conservação, a pesar disso faz necessário algumas adaptações e organizações