Requerimento e Oficio
INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem a intensão de auxiliar as pessoas a compreenderem a função especifica bem como o modo de formatar do oficio e do requerimento, pois os mesmo são de uso bastante amplo na comunicação formal, mas de uso restrito no meio de comunicação informal.
1 - Definição:
O requerimento é um documento, com o suposto apoio legal, específico para fazer um pedido ou solicitação a uma autoridade competente. A pessoa física ou jurídica, através dele, tem como intencionalidade comunicativa a solicitação de algo a que tem ou pressupõe ter direito. Pode, por exemplo, servir para obter informações, solicitar previdência ou convocar sessões extraordinárias. De acordo com os dicionários, considera-se requerimento “o ato ou efeito de requerer”; “a petição por escrito segundo as formas legais, em que se solicita alguma coisa permitida por lei ou que supõe como tal”.
O ofício serve para "informar, encaminhar documentos importantes, solicitar providências ou informações, etc., convidar alguém com distinção para a participação em certos eventos, enfim, tratar o destinatário com especial fineza e consideração".
2 – Quem faz e a que se destina
O requerimento é um documento que qualquer pessoa física ou jurídica pode solicitar às autoridades ou órgão público. O oficio são comunicações escritas entre subalternos e superiores, e entre a administração e particulares, em caráter oficial.
3 – Público Alvo
O requerimento tem como público alvo o Juiz, promotor, senadores, deputados, vereadores. O oficio tem como público alvo o ramo empresarial.
4 – Temas que aborda
Os temas abordados no requerimento são: Representação contra oficial de justiça; Abaixo assinado; Justificativa de ausência da testemunha em audiência; Reclamação escrita para juizados