República Velha - Movimento Operário - Resumo
O Movimento Operário no Brasil
1917 a 1922
O início do Movimento
O Ambiente de trabalho dos operários era bastante precário. Muitos acidentes ocorriam com frequência, pois não existe segurança, muito menos, meios de proteção (EPI’s).
Muitos operários contraíram doenças e faleceram. A burguesia não fazia melhorias no ambiente, queria que eles trabalhassem sem parar.
Condições de trabalho os horários eram excessivamente longos e ultrapassavam 12 horas diárias, dá enter...novo ítem...e os trabalhadores tinham direito a uma pequena pausa somente no almoço; eram castigados quando abandonavam o posto por qualquer motivo, ou quando falassem ou assobiavam durante o trabalho; (cuidado com a conjugação!) o operário devia colocar um substituto se ficasse doente, enter... não recebia os dias em que ficava parado e podia ser despedido sem qualquer direito; o trabalho infantil era uma cena (realidade) bastante degradante, ainda que as leis delimitassem as idades, o horário e o tipo de trabalho, as crianças apanhavam quando chegavam atrasadas ou diminuíam o ritmo de trabalho. Por serem mais submissas e receberem salário bem menor, constituíam uma mão de obra bastante lucrativa.
Reivindicações:
Em 1917, a cidade de São Paulo foi paralisada por uma Greve Geral, que reivindicava: jornada de oito horas diárias de trabalho; direito a férias; proibição do trabalho infantil; proibição do trabalho noturno para as mulheres; aposentadoria; assistência médica e hospitalar.
Formação do Primeiro Partido Brasileiro
Em 1917 a Revolução Socialista na Rússia levou operários e camponeses ao poder, nascendo uma revolução.Essa revolução influenciou operários brasileiros ligados ao movimento Anarquista. Eles deixaram este movimento em 1922, e criaram o Partido Comunista Brasileiro (PCB).