QUESTIONÁRIO
1 – Como se deu o aparecimento da questão social nas décadas de 20 e 30? A Questão Social tem sua origem na Revolução Industrial, quando o trabalho do artesão foi substituído pela máquina, pela produção capitalista, surgimento do operariado e da burguesia industrial. Ela está, portanto, fundada e vinculada aos conflitos entre o capital e o trabalho. O principal conceito de questão social é o conjunto das expressões das desigualdades da sociedade
2 – No decorrer do contexto histórico da questão social nas décadas de 1920 e 1930 discorra sobre a implantação do Serviço Social.
O processo de urbanização e industrialização, deu origem ao empobrecimento da classe operária, e acabou por conscientizá-los das condições em que trabalhavam, onde a questão social acabou atingindo contornos problemáticos, em especial para a sociedade burguesa, que recorreu à implementação de políticas sociais. Com isso em 1936 foi criada a primeira escola de serviço social do páis.
3 – Discuta sobre o liberalismo excludente do Estado e sua postura diante das reivindicações do meio operário nas décadas de 30.
O “liberalismo excludente” do Estado e elite republicana da Primeira República (dominados pelos setores burgueses), será incapaz de medidas integrativas de maior relevo ou eficácia relativamente ao proletariado. Aos movimentos desencadeados pelo proletariado a resposta principal e mais evidente do Estado na Primeira república, diante da sua incapacidade de propor e implementar políticas sociais eficazes, será a repressão policial. A violência do Estado se fará constantemente presente à trajetória das lutas do movimento operário como o mais eficiente instrumento de manutenção da paz social necessária à acumulação capitalista.
4 – No contexto histórico em estudo (décadas de 20 e 30), dentre os diversos aspectos da prática social do empresariado durante esse período, dois elementos que se