republicano
Primeira Constituição Brasileira Em 1824 foi elaborada a primeira Constituição Brasileira. Algumas leis foram impostas nela, como por exemplo, a existência de quatro poderes: Legislativo, Judiciário, Executivo e Moderador, que é exclusivo do imperador e pode intervir em todos os outros poderes.
Abdicação de D. Pedro I D. Pedro I vem acumulando inúmeros problemas em seu reinado, o que causou impopularidade em seu governo desde 1822. Diante dessa situação D. Pedro I abdicou seu trono a favor de seu filho Pedro de Alcântra, que tinha apenas cinco anos de idade, no ano de 1831.
Trindade Regencial Pelas regras da Constituição de 1824, se o imperador fosse menor de idade, o Brasil deveria ser governado por um conselho de três regentes, ate que o imperador completasse 18 anos de idade. E foi o que aconteceu durante nove anos. Os três regentes escolhidos foram: José de Costa Carvalho, João Bráulio Moniz e Francisco Lima e Silva.
Clube de Maioridade
Houve muitas rebeliões no período da regência, e na tentativa de acalmar os ânimos, surgiu o Clube de Maioridade que elaborou uma emenda constitucional para antecipar a maioridade do imperador e permitiu que Pedro de Alcântra assumisse o governo com 15 anos de idade.
Campanha Abolicionista
A campanha Abolicionista foi um conjunto de manifestações a favor do fim da escravidão. A extinção do trabalho escravo foi demorada, mas, aos poucos foram sendo decretadas leis que aboliam a escravidão, por exemplo, a lei Eusébio de Queiros que proibia o tráfico de escravos negros.
O Fim da Escravidão
Em 1888 foi decretado o fim da escravidão. A princesa Isabel, filha de D. Pedro II, assinou a Lei Aurea declarando o fim da escravidão no Brasil.