Republica e parlamentarismo
Ou seja, o regime presidencialista já faz parte da cultura do povo brasileiro, que se acostumou a escolher seus representantes de maneira direta em votação na pessoa que irá representar da melhor forma seus interesses na opinião do eleitor.
Já no regime parlamentar, a população escolhe mais uma ideia de governo, do que um representante, o que é um fato que pode não ser muito bem aceito pela população brasileira que gosta de escolher diretamente seus representantes, e não deixar que outras pessoas façam essas escolhas por ele.
* O regime parlamentarista, geralmente tende a ter poucos partidos políticos, o que realmente pode ser bom para o país, visto que limitaria o número de partidos que concorrem apenas para conseguir alguns poucos votos da população nos primeiros turnos e depois os vende em troca de cargos políticos, fato que acontece no regime presidencialista de maneira fortíssima.
* Outro tópico que pode ser analisado é que em um regime parlamentar, todo o poder concentra-se no Parlamento, que é, de fato, o único poder. Se o governo executivo discordar do Parlamento, a maioria dos deputados dissolve esse governo. A Justiça não se opõe ao Parlamento,