Republica no Brasil
TDOM de História
República no Brasil
Aluno(a): Letícia Torres
Número: 1418
Turma: 302
Definição de “república” Segundo o dicionário Michaelis, república é “1 A coisa pública. 2 O Estado no sentido geral, seja qual for a forma de goveno. 3 A comunidade dos cidadãos. 4 Forma de governo em que o povo exerce a sua soberania por intermédio dos seus delegados e representantes e por tempo fixo. 5 O Estado que governa deste modo. [...] R. democrática: aquela em que a maioria ou a totalidade do povo participa do governo, por intermédio de seus delegados nas assembleias políticas.R. federativa: agregação de Estados-membros reunidos numa federação. R. literária: a classe dos homens de letras. R. parlamentar: aquela em que a responsabilidade política do governo compete ao ministério escolhido pelo Presidente da República, com aprovação dos membros do parlamento. R. presidencial: aquela em que o Presidente da República é o chefe do governo, auxiliado por ministros livremente escolhidos e nomeados por ele. R. unitária: aquela em que toda a administração do país depende do governo central.”
Pelo dicionário Aurélio, “1 Coisa pública; governo do interesse de todos (independentemente da forma de governo). 2 Forma de governo em que o povo exerce a soberania, por intermédio de delegados eleitos por ele e por um certo tempo. 3 Estado que adotou essa forma de governo.”
Histórico da República Brasileira
República Velha (1889-1930)
Também chamada de Primeira República, compreende o período entre a Proclamação da República, em 1889, e a Revolução de 1930. O domínio político é exercido pelas elites agrárias de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro; dessa maneira, o poder era bastante centralizado, para impedir uma possível divisão do Brasil e por medo da volta da Monarquia. Durante essa época, o Brasil consolidou-se no mercado mundial como exportador de café, e a indústria desenvolveu-se a ritmos acelerados. Em sua fase inicial, foi