Brasil República
No dia 15 de novembro de 1889, em uma manifestação de militares do exercito, encabeçados por Marechal Deodoro da Fonseca, na praça da aclamação – atual Praça da República -, no Rio de Janeiro, proclamou-se a República dos Estados Unidos do Brasil, o que colocou ponto final na regência de Dom Pedro II.
O Brasil vinha de uma guerra recente: a Guerra do Paraguai. Aconteceu entre 1864 e 1870. De certa forma a batalha abalou o sistema financeiro do país, o que pesou para dom Pedro II. Os abolicionistas começavam a aparecer e, além deles, os movimentos republicanos. Estava próximo o declínio da monarquia brasileira.
A República Velha passou por duas fases características: a República da Espada e a República Oligárquica. A primeira república durou de 1889 até 1894. Os governantes eram militares – Marechal Deodoro da Fonseca e Marechal Floriano Peixoto. Manifestações se davam pelo Brasil inteiro, foi um período conturbado.
No dia 24 de Outubro de 1930, uns grupos de militares depuseram o presidente Washington Luís e formaram uma Junta Militar Provisória, em que deram a presidência para Vargas. Assim houve o fim da República Velha e a nova fase da República, a populista, contou com o presidente Eurico Gaspar Dutra, Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros e João Goulart.
E a última fase da política presidencialista, no Brasil, foi chamada de Nova República. Ela veio com a posse de José Sarney à presidência do Brasil. Que era vice de Tancredo Neves. A nova geração da democracia brasileira é composta por José Sarney, Fernando Collor, Itamar Franco, Fernando Henrique Castro, Luís Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff e etc.
República Velha
República da Espada
É considerada como regime ditatorial. Na época, o governo censurou o Jornal do Brasil, pois eles apoiavam a regência de Dom Pedro II. Apesar das tentativas de ganhar parte da população, não era possível agradar a todos. Por isso, diversas revoltas como: a Revolução Federalista, no